.




.

O que significa Pangastrite Enantematosa Moderada?

Fiz uma endoscopia digestiva porque fui ao médico por causa de uma azia constante e enjoo constante que eu tenho e o resultado da endoscopia foi: Pangastrite Enantematosa Moderada. Gostaria de saber o que significa isso e que remédios devo tomar?

Resposta:
"São termos utilizados para descrever as alterações encontradas na endoscopia: pan significa todo, gastrite significa uma inflamação na mucosa (camada interna) do estômago; enantematosa significa avermelhada e inchada e moderada é média (nem fraca, nem forte), juntando tudo temos: uma inflamação acometendo toda a mucosa do estômago de aspecto avermelhado com inchaço e de intensidade média."


Assuntos Semelhantes:

O que significa Pangastrite Enantemática Leve?


75 comentários:

  1. Tenho os sintomas da Pangastrite Enantematosa Moderada,já fazem 20 anos, e só agora um médico me pediu a endoscopia e eu acabei de fazer já fiz, e o diagnóstico foi exatamente esse no resultado, e ainda não peguei o resultado da biópsia para ver Hpylori ativo, mas no papel já diz que ele deu 'POSITIVO', o que significa?

    ResponderExcluir
  2. Significa que você tem uma bactéria no estômago que pode ser a causadora da sua gastrite e dos sintomas que está sentindo.

    ResponderExcluir
  3. Olâ Doutor, fiz uma endoscopia, a 1 mês atrás, e deu Pangastrite Enantematica Moderada,o médico me passou um tratamento com Domperidona 10mg,Bromopride 5mg e Pantoprazol de 40mg,por 20 dias,mas não me passou nenhuma dieta alimentar, tomei a medicação mas ainda estou sentindo queimação, o que faço? Por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve seguir a prescrição do seu médico e caso não melhore precisa voltar e consultar novamente para que ele tome as providência necessárias.
      Quanto a alimentação a regra geral é não coma alimentos que você sabe que não te fazem bem. Cigarro, bebidas alcoólicas, chimarrão, café, estimulantes, frituras, gorduras, doces e temperos fortes também devem ser evitados.

      Excluir
    2. Obrigada Doutor,mas ainda gostaria de saber se isso pode ser algum grave?Muito Obrigada.

      Excluir
  4. Depende do que é seu conceito de grave, em teoria uma gastrite não mata, porém deve mesmo assim ser adequadamente tratada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tenho pangastrite o que devo tomar

      Excluir
  5. Olá Doutor, qual é o tratamento para uma Pangastrite com Enantema Moderado?Qual o tipo de dieta para esse tipo de paciente? Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  6. A minha pergunta é a seguinte,queria saber mais sobre essa bacteria

    ResponderExcluir
  7. DR. fiz o exame e deu * pangastrite enantemática leve *.
    Gostaria de saber se é perigoso ?
    quais os sintomas ?
    tem cura ?
    quais os procedimentos a fazer ?

    ResponderExcluir
  8. o q é uma pangastrite leve co preença de nodulos friaveis de 5- 7 cm, oq pode ser isso?

    ResponderExcluir
  9. ola, fiz uma endoscopia que deu como resultado uma esofagite não distal leve e pangastrite enantematosa moderada com componente nodular de corpo, a minha duvida é em relação ao primeiro diagnostico e ao "componente nodular de corpo" o que significa isso? por favor.

    ResponderExcluir
  10. oi doutor tenho um pangastrite intensa . Oque isso significa é grave? Tem algum coisa haver com o pangreas, essa doença não corre o risco de virar cancer?

    ResponderExcluir
  11. Olá Dr. Fiz uma endoscopia e biópsia e o resultado foi: "gastrite crônica com atrofia restrita ao corpo de provável etiologia auto-imune". Pergunto: como a auto-imunidade é identificada no exame? Ou será que por não ter encontrado a bactéria H Pylori, deduziu-se que é auto-imune? É interessante fazer um ultrassom abdominal nesse caso? Obrigada, Cláudia.

    ResponderExcluir
  12. Dr. Charles, Fiz endoscopia e meu resultado final foi de Pangastrite Enantematosa Moderada, porem tenho dores muito fortes somente durante a noite mesmo evitando excessos no jantar. Completei meu tratamento com Nexium 20 mg durante dois meses mas ainda não estou bem. O que faço?

    ResponderExcluir
  13. descobri que tinha H.pylori aos 17 anos hj estou com 30 anos já fiz diversos tratamentos com vários gastros mas sempre que refaço a endoscopia sempre da positivo para H.pylori nunca fiquei boa da bactéria.recentemente fiz outra endoscopia e deu pangastrite enamentosa moderada com h pylori,vale a pena tentar acabar com a bactéria novamente?ouvi falar que depois do terceiro tratamento não tem mais jeito.

    ResponderExcluir
  14. o que quer dizer pangastrite moderada?

    ResponderExcluir
  15. Dr. Estou muito preocupada com a minha situação. Há dois anos sinto dores fortes no estômago. O resultado sempre é pangastrite Enantematosa Moderada. Tomei 60 cps de nexum + 60 cps de nexum. Fiz outra endoscopia com o mesmo diagnóstico (há 3 meses) e tomo Tecta - 60 cps. Mal consigo andar de dor.

    ResponderExcluir
  16. a pangastrite enantematosa moderada pode virar ca?

    ResponderExcluir
  17. fiz exame de tgp e deu 50 u oque significa este resultado, e o normal no exame diz que e 31 u para mulheres isto quer dizer que e stou com problema grave no figado alguen pode me responder

    ResponderExcluir
  18. OLA FIZ ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA
    CONCLUSÃO FOI PANTAGASTRITE ENATEMÁTICA COM NODOSIDADE MODERADA
    GOSTARIA DE SABER O QUE QUER DIZER?
    OBRIGADA...

    ResponderExcluir
  19. Doutor, Tenho uma amiga , que foi diagnosticada com pangastrite, e essa dor ainda continua forte. Para esse problema ela toma Esoprazol ,e por conta dela, toma um antiácido também , ela está fazendo um tratamento para emagrecer chamado Victoza. Esse remédio pode piorar a dor? As dores aumentarem , é normal?
    Muito obrigada Doutor!

    ResponderExcluir
  20. dr.clarles,esta gastrite tem cura?
    pariet 20mg seria o melhor medicamento?
    ou omeprazol.
    elson

    ResponderExcluir
  21. BOM DIA EU TENHO PANGASTRITE COM HPYLORE POSITIVO E GOSTARIA DE SABER O QUE SIGNIFICA

    ResponderExcluir
  22. fiz uma endoscopia e o resultado foi pangastrite enantemastosa moderada e esofagite distal moderada tomo omeprazol e gastrogel a 2 meses mas ainda sinto queimação no meu estomago o que devo fazer

    ResponderExcluir
  23. doutor só se encontra a bacteria H PYLLORY ,ATRAVÉS DE UMA BIOPSIA ou na endoscopia tambem da para ver a bacteria. bom diah....

    ResponderExcluir
  24. OLÁ DR. FIZ UMA ENDOSCOPIA E DEU HÉRNIA DE HIATO, PEQUENO PORTE. PANGASTRITE ENANTEMATOSA, DISCRETA A MODERADA. ISSO QUER DIZER Q TENHO GASTRITE CRÕNICA?

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Dr Charles

    Meu exame na endoscopia deu o seguinte:
    ULCERAS ESOFAGICAS;
    ESOFAGITE EROSIVA DISTAL (GRAU B DE LOS ANGELES);
    HERNIA HIATAL POR DESLIZAMENTO;
    PANGASTRITE ENANTEMATOSA LEVE.

    POR FAVOR ME DIZ O QUE É ISSO TANTO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb estou com esse diagnostico. Gostaria de saber o que significa e se vou precisar de dieta além de medicacao,

      Excluir
  26. Olá Dr, Fiz uma endo e deu o seguinte resultado: Pangastrite cronica bastente discreta e inativa o quer dizer isso.

    ResponderExcluir
  27. Doutor fiz uma endoscopia digestiva e deu os seguintes Pangastrite Enantematica Moderada e Esofagite grau II, gostaria de saber se a inflamação do céu da boca que estou tem haver com uma das duas ?

    ResponderExcluir
  28. Tenho os sintomas esofagite grau A de los Angeles e da Pangastrite Enantematosa Moderada, e urease da negativo e grave ?

    ResponderExcluir
  29. oi doutor charles sou a alice estou sofrendo muito com alguns mal estar ,ja tem um tempo que estou bem e do nada me sinto mal perco o apetite e começa um monte de sintomas ruins ,ja fiz tres endoscopias a primeira nada deu ,a segunda deu gastrite e refluxo e a bacteria ,nunca tinha cuidado até que um ano atraz comecei com dor embaixo das costelas e muitos gases minha barriga chegava a mexer como se estivesse gravida e ai fiquei ruim com muito mal estar e uma tremedeira horrivel sem fome ,enjooada fiquei com medo e fui tratar tomei a medicação pra bacteria fiquei de cama com fraqueza achei que era do medicamento,demorou mais fiquei melhor mais não bem ,a bacteria morreu e deu pangastrite ,estou novamete passando muito mal fico fraca com enjoo e falta de apetite sinto que nada funcioa no aparelho digestivo e do nada da um gelo no peito e uma agonia ai vem a tremedeira não acho que é ansiedade sinto que é algo dentro de mim,parece que chupei balas de menta de tanto que gela tudo por dentro estou sem saber o que fazer ja fiz ultra son do abdomem e deu gordura no figado ,pouca coisa ,o medico disse que isso nada tem a ver com os sintomas e o que pode ser essa dor embaixo das costelas esses gasez que não disperção sinto vertigem e tudo mais porque tenho tambem outras doenças tipo hipo,hipertenção,diabetes e resistencia a insulina a resistencia a insulina esta alta o resto controlado ,não sei o que fazer porque vc vai no medico e ele diz que vc esta tendo uma crise de ansiedade ,tenho certeza que não é me ajude pode me dizer se algum problema gastro pode dar tremedeiras ,gazes e essa dor embaixo das costelas e fraqueza com muitos mal estar?descupe a carta rsrsrs e desde ja obrigada.

    ResponderExcluir
  30. Gostaria da saber se eu posso voltar a comer normal qdo terminar a medicação.

    ResponderExcluir
  31. oostaria de saber se posso comer normal qdo terminar a medicação.

    ResponderExcluir
  32. Olá, tenho dificuldade p/ engolir, azia e desconfortos no estômago. Resultado da minha video endoscopia Digestiva alta: Hipofaringite normal. Mucosa esofágica com discreta erosão junto ao piloro. linha Z ao nível do pinçamento diafragmático. Cardia normal à manobra de retroflexão.Mucosa do fundo, corpo e antro gástricos com enantema e hiperemia intensos. Colhido AP. Piloro simétrico permeável. bulbo e segunda porção duodenais de aspecto endosc. normal.
    Diag . Endosc.: Esofagite Grau I/IV
    Pangastrite endosc.enantematosa.

    Me ajude. Já li todas as perguntas e respostas postadas aqui, então acho que tenho isso:
    a) "Esofagite é uma inflamação da mucosa esofágica causada, na maioria das vezes, por refluxo de conteúdo gástrico. A mucosa do esôfago, mais sensível, não é adequada para receber conteúdo extremamente ácido como o suco gástrico”. Já pesquisei e sei o que quer dizer Grau, I,II,III e IV. Como posso apresentar Grau I/IV ? Eu tenho Refluxo?

    b) Pangastrite..." uma inflamação acometendo toda a mucosa do estômago de aspecto avermelhado com inchaço"... ( Só nao sei se é leve, moderada, etc). Obrigada.

    ResponderExcluir
  33. jatenho 3 meses de dor constante estou tomadndo todas as medicaçoes so que sinto sono tonteiras mal consigo trabalha isso normal

    ResponderExcluir
  34. ola Dr.eu tenho pangastrite moderada com erosões antrais tenho totura isso tem o ver com o poblema?

    ResponderExcluir
  35. ..nem toda pangastrite significa q tem bacteria...eu mesmo nao tenho....fiz endoscopia e biopsia...nao é a bacteria...que bom...tomem omeprazol em jejum e chá de espinheira santa todos os dias...

    ResponderExcluir
  36. Oi fiz endoscopia e deu esofagite juntamente com pangastrite moderada a minha pergnta é: os medicamentos para estas patologias engordam e em quanto tempo posso ficar completamente curada?

    ResponderExcluir
  37. tenho esofagite distal não erosiva leve e pangastrite enantematosa moderada,qual remedio que devo tomar

    ResponderExcluir
  38. O que singinifca hernia hiatal negativa, mas hiato incompetente?

    ResponderExcluir
  39. olá doudor, fiz uma endoscopia deus os seguintes resultados:1. esÔfago normal.2pangastrite enantematosa moderada.3pólipo gastrico:hiperplásico?correlacionar com histopatologia.4 duodeno normal. o que isso que dizer??

    ResponderExcluir
  40. Meu caso é parecido, o resultado deu Cárdia Discretamente Hipotônico e Pangastrite Enantematosa moderada com comprometimento hemorrágico.

    ResponderExcluir
  41. olá Dr.fiz uma endoscopia digestiva e deu o seguinte resultado:
    Pangastrite moderada com:
    edema
    gongestão
    atividade neutrocitária leve
    é a mesma coisa que uma gastrite comum como essas que li no posts acima?
    obrigada!

    ResponderExcluir
  42. Gastrite causa dor no peito?

    ResponderExcluir
  43. ola doutor fiz uma endoscopia e o resultado foi pangrastite enantematosa moderada e doudenite enantematosa leve gostaria de sabe o que significa,??

    ResponderExcluir
  44. Doutor, essa pângastrite moderada, se não tratada corretamente, pode trazer problemas mais graves futuramente ?

    ResponderExcluir
  45. OLÁ DOUTOR.FIZ UMA ENDOSCOPIA E A CONCLUSÃO FOI DE UMA HERNIA HIATAL DE GRAU III COM ESOFAGITE ASSOCIADA COM PANGASTRITE ENANTEMA´TICA MODERADA,QUERO SABER SE É MUITO GRAVE?

    ResponderExcluir
  46. OLA DR. TRATO DE UMA GASTRITE DESDE DE 2005. FAÇO USO DO NEXIUM 40MG HA MAIS DE TRES ANOS, TOMO UM COMPRIMIDO TODA MANHA. HA UM MES FIZ UMA ENDOSCOPIA POR CAUSA DE UM GRANDE DESCONFORTO ESTOMACAL ,CHEGUEI A TER COLICA HORRIVEL E FUI PARAR NO HOSPITAL PARA SER MEDICADO.BOM RESULTADO DA ENDOSCOPIA PANCRASTRITE ENANTEMATOSA MODERADA E ESOFAGITE AEDMATOSA. ESTOU TOMANDO O NEXIUM DE 40 MG DE 12/12 HRS E GELMAX SUSPENSAO ORAL MAS A MELHORA E MUITA INSIGNIFICANTE JA QUE FAZ 15 DIAS E MELHOREI MUITO . OQUE FAZER.

    ResponderExcluir
  47. fiz uma endoscopia e deu pangastrite enantematosa moderada air em baixo deu urêase negativo,o que significa?

    ResponderExcluir
  48. Boa Noite, fui diagnosticada com Pangastrite Enamentosa Moderada, estou em tratamento com Esomeprazol 40mg, Domperidona 10mg e Digedrat, mas ainda sinto muita dor, azia e muito refluxo. O que devo evitar comer

    ResponderExcluir
  49. olá, por favor eu tenho pan gastrite moderada, eu quando fico muito tempo sem me alimentar aparece umas aftas, mas quando mantenho uma dieta equilibridada tudo funciona. tenho a bactéria hp, pois no exame de endoscopia nao anotaram. muito obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  50. Dr. Boa noite.
    Fiz endoscopia e deu essa mesma coisa, e a presença da H.Pylori, porém eu não suportei as reações da medicação o Pilori Pac, possivelmente uma alergia, pois inchou o rosto , deu coceira no corpo e falta de ar, além dos efeitos colaterais relatados. Isso com apenas dois medicamentos em um dia. A intenção e por causa de uma cirurgia bariátrica. Existe outro medicamento que possa ser usado? Por quanto tempo? E mesmo impossível fazer a cirurgia sem eliminar a bactéria? A pressa é porque é pelo SUS, depois de séculos esperando. Grata.

    ResponderExcluir
  51. ola !!! gostaria de sanar uma duvida , estou ha 120 dias com fortes dores no estomago , fiz uma endoscopia e deu pangastrite enantematosa e refluxo entero-gastrico.O medico disse que isso esta se dando por motivo que o liquido da bile esta retornando para o estomago ferindo o mesmo.ele me passou os medicamento: sulcrafilm e domperidona , mas ate hoje nada dos sintomas desaparecer . o que devo fazer ? pois estou sofrendo muito , minha vida esta parada devido esta doença

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde, Dr. Charles.
    Fiz uma endoscopia e o laudo deu o seguinte:

    CONCLUSÃO:
    ESOFAGITE DE REFLUXO DISCRETA
    GASTRITE ENDOSCOPICA DO CORPO ENANTEMATOSA DISCRETA

    OBSERVAÇÕES:
    HIST - PANGASTRITE CRÔNICA ASSOCIADA AO HELICOBACTER PYLORI
    ATIVIDADE MODERADA.

    Fiquei assustado com esse lance de crônica. Isso é muito preocupante?

    Att,

    Sérgio
    Abraços e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  53. bom dia dr. me ajude por favor . fiz a endoscopia a 1 ano atras deu pangastrite tipo enatematosa de moderada intensidade e uma pesquisa de h.pylori. gostaria muito que mim explicasse o que significa isso tudo . ja tomei o medicamento mas continuo sentindo muitas dores no estomago . e precisso refazer a endoscopia novamente

    ResponderExcluir
  54. Boa noite doutor,tenho todos esses sintomas,mas oque mais me irrita é a boca amarga muito amarga mesmo,oque posso fazer para melhorar??

    ResponderExcluir
  55. Eu fiz uma endoscopia e deu pangastrite enantemática moderada. A minha alimentação é bem natural, não como frituras e gorduras, como arros 7 graos integrais, leite desnatado, feijão macassa, granola light, aveia integral, linhaça etc. Mas, por sua vez, tomo coca-cola todos os dias e 2 comprimidos de omeprazol 20mg/dia. Não sinto nada no estômago. Não tenho ainda o resultado da biopsia. Será só a coca e os remédios controlados que tomo, sou bipolar.

    ResponderExcluir
  56. O meu resultado deu pangastrite nodosa . oque siguinifica ?

    ResponderExcluir
  57. Eu não tinha nenhum sintoma, mas como eu tomo remédios controlados há muitos anos, e sou viciada em coca-cola, a médica me pediu uma endoscopia, e o resultado deu pangastrite enantemática moderada e a biópsi negativo para Hpyloti com hiperemia capilar. Vale ressaltar que venho há mais de ano tomando 40mg de omeprazol todos os dias.

    ResponderExcluir
  58. Ola doutor.
    Eu tive a H. Pylory e com isso passei muito mal.
    Tratei a bacteria e isso ja se faz um ano e meio.
    Mas acordo com dor na boca do estomago . Arrotando...
    Ja fiz outra endoscopia e o resultado na bacteria foi negativo.
    Nao sei mais o que eu faço, tomar omeprazol por muito tempo faz mal?
    Me de uma luz, tive ate um começo de depressao pois nunca consigo me livrar de vez dessa pangastrite.
    Tenho uma alimentaçao adequada mas nao esta adiantando.
    Abracos

    ResponderExcluir
  59. Olá dr, fiz uma endoscopia o resultado deu gastrite pangastrite enantematosa moderada, isso tipo de gastrite faz a pessoa tudo q come, ficar voltando, sentir dor na barriga, e depois q come ir varias vezes ao banheiro,. estou tomando omeprazol, amanha vou levar o resultado pra o medico.

    ResponderExcluir
  60. ola doutor me tire uma duvida 14/05/2013 fiz uma endoscopia digestiva alta.sito muita queimação desde então o resultado deu pangastrite deu positivo O QUE EU FACO AINDA FALTA CONSULTA

    ResponderExcluir
  61. Olá doutor, fiz uma endoscopia e o resultado foi pangastrite enantematosa moderada com padrão nodular do Antro. Gostaria de saber se é grave? estou preocupada!

    ResponderExcluir
  62. oi dr. hoje fiz uma endoscopia digestiva alta, e a conclusão foi: pangastrite de moderada atividade. o q e isto ?
    e o medico mim pediu para fazer uma biopisia, porque ?

    ResponderExcluir
  63. Oi Dr., minha mãe fez endoscopia e deu placa de gordura no estômago. O que significa isso?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  64. boa noite! fiz uma endoscopia deu atrofia gastrica, na biopsia gastrite cronica leve e inativa. sem presença de h pylori. Gostaria de saber se é normal, a endoscopia da um resultado e a biopsia outro.quais são os alimentos que preciso evitar.posso comer pizza de vez em quando, nuda data festiva.Obrigada doutos

    ResponderExcluir
  65. O meu resultado deu assim:

    EPITELIOS REPRESENTADOS NA AMOSTRA: escamoso
    MICROBIOLOGIA: cocos
    NEGATIVO PARA NEOPLASIA: conclusão

    o que significa?

    ResponderExcluir
  66. O que significa lesão tumoral vegentante ulcerada com áreas de necrose?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  67. doutor fiz uma endoscopia nela ta escrito conclusão gastrite endoscópia enantematosa e nodosa o que isso significa foi pedido também uma biópsias estou pra receber ainda o resultado dela

    ResponderExcluir
  68. Dr. Charles, minha filha esta rouca com pouca voz ja faz um tempo, e ja fez varios exames enclusive no otorrino ai ele pediu pra ela fazer passar com o gastro e o gastro pediu para ela fazer 02 exames: Bulboduodonite Leve e Pangastrite Enantematica Moderada. Tem alguma coisa a ver com a falta de voz. Obrigado. Aguardo uma resposta.

    ResponderExcluir
  69. Dr. fiz uma endoscopia o resultado Pangastrite crônica leve. estou preocupada, pois os sintomas estão me incomodado com náuseas vômitos, dores abdominais e inchaço. é grave?

    ResponderExcluir

Iathros: nosso conhecimento a sua disposição