.




.

Presença de líquido livre em fundo de Saco de Douglas?

O que quer dizer presença de líquido livre em fundo de saco posterior?

O fundo de Saco de Douglas ou fundo de saco posterior é uma porção anatômica do nosso corpo localizado atrás do útero e é a porção mais baixa da cavidade abdominal e tem portanto, devido a sua localização a tendência de acumular líquidos quando existe algum líquido em cavidade abdominal. O líquido pode representar água (ou plasma), sangue ou pus, sendo o mais comum água, que pode se acumular por muitos motivos e doenças. Sangue é decorrente de algum sangramento ou hemorragia interna. Pus ocorre por causa de alguma infecção. 

Abaixo temos um exemplo de um caso real:

"menstruei dia 25 e tomei Contracep de 3 meses, alguns dias depois tive relação sem proteção e estou com dor no ventre, fiz ecografia trasvaginal e deu pequena quantidade de líquido livre em Saco de Douglas, o que quer dizer?"

Sugestão de Leitura:

Fundo de Saco de Douglas Livre, o que significa?

36 comentários:

  1. por favor me ajuda estou com esse problema a 8 meses ja fui em varios medicos e estou com muita dor nenhuem remedio para a dor tomei remedio que e doxiciclina dia 5 de dezembro o medico falou que tenho que espera 2 meses para meu organismo abisolver o liquido me responde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não necessariamente a presença de líquido em fundo de saco seja a causa da sua dor (acho muito pouco provável que seja). Líquido somente se acumula nesta região porque pára ali, mas geralmente não é formado ali, ele vem de outras partes do abdômen e fica ali depositado
      A principal causa de dor abdominal em mulheres é a disfunção intestinal (constipação ou prisão de ventre).

      Excluir
  2. Olá!!! eu fiz uma transvaginal e deu presença de pouco líquido no fundo do saco posterior. Sendo que juntei a cartela de anticoncepcional uma vez e minha menstruação estava próxima e também o médico cauterizou uma verruga do vírus hpv no colo do útero. o que seria esse líquido? e deu também presença de varizes pélvicas. o que é?

    ResponderExcluir
  3. minha mae esta com liquido abdominal.A barriga dela esta muita inchada . O que pode ser?

    ResponderExcluir
  4. eu estou com o saco posterior nomeu utero e uma imflamaçaõ euns polimicrosisticos nos dois ovarios isso e muitos grave ?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, o que significa liquido amarelo citrino em fundo de saco e goteira parietocolica esquerda? gostaria muito de esclarecer essa duvida. obgd. E a 3 meses atras estava com um cisto de qse 3cm no ovario esquerdo e em abril ele sumiu, pode ter a ver com ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse cisto pode ter sido da ovulação ,depois que vc ovulou ele sumiu..

      Excluir
  6. Fiz um utra- vaginal deu saco posterior com presença de liquido, estou com todo sintomas de gravides isso pode acontecer.E o meu BETA HCG deu negativo o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Presença de liquido nao tem nada a ver com gravidez!

      Excluir
  7. Olá Dr, Tenho 33 anos, nunca engravidei. Desde do dia 26 de outubro continuo menstruar nos dois primeiro dias somente borra, seis dias intenso o corrimento e agora pequenos fluxos de sangue, estou tomando anticoncepcional TANTIN, devo procura um médico nunca ficou tanto tempo.

    ResponderExcluir
  8. TIVE ABCESSO EM FUNDO DE SACO DOOGLAS VEIO COM MUITA DOR, TEMPERATURA ALTISSIMA,FUI ATENDIDA EM PS FEITO DRENAGEM,FIQUEI ENTERNADA 5 DIAS COM M/ELHORA, TENHO 63 ANOS DEVO SEGUIR TRATAMENTO?O QUE SIGNICA ABCESSO DE FUNDO DE SACO DOOGLAS?

    ResponderExcluir
  9. certamente está gravida

    ResponderExcluir
  10. To com esse problema...pode ser gravidez?

    ResponderExcluir
  11. Estou com uma dor como se fosse colica. No dia 02 de março estava sentindo colicas, e dia 04 fiquei menstruada, e colica cada vez mais forte. No dia 06 começaram a cair placas de sangue, e continuava com muita dor. No dia 08, caiu uma olaca de sangue grande, e foi quando procurei minha medica. Fiz uma transvaginal. Nela, dizia sobre este liquido. Tomei um renedio para dor e sangramento. E ate hoje, dia 19, eu ainda sinto uma pequena colica. Você tem alguma ideia do que possa ser?

    ResponderExcluir
  12. Olá doutor, eu estou com uma duvida ...
    Queria saber se o liquido no saco posterior empedi de engravidar???

    ResponderExcluir
  13. Há uns 5 dias atrás eu sofri uma pancada na região da virilha (creio que na altura dos ovário direito). Senti um pouco de dor no momento mas depois passou. Coincidentemente fui na ginecologista três dias depois fazer meu preventivo e a médica passou um ultrassom transvaginal. O meu ovário direito está com dimensões aumentadas 24,6cm3 com "presença de imagem ovalar circunscrita, de paredes finas e conteúdo anecóico homogêneo, medindo cerca de 3,6cm, configurando cisto simples". Isto pode ser devido a pancada/trauma na região? Isto é algo grave? Posso ficar estéril?

    ResponderExcluir
  14. eu tomava contracep parei durante um tempão minha mestruação ñ desse a 4 meses e na ultrasson deu fundo de saco de douglas-moderada quantidade de liquido livre por que?

    ResponderExcluir
  15. ola doutor fiz uma transvaginal para sabe se estva gravida e nao deu pra ver meu ovario esquedo e deu cisticas no utero mais fiz mesam pasado e nao deu nada isso pode ser gravideu pq deve esta no comeco da gestacao

    ResponderExcluir
  16. ola dr tenho 29 anos e sinto dores forte na regiao da pelves fiz ultrasom transvaginal e deu que estou com ovarios micropolicisticos,liquido livre no saco posterior e um cisto dominante de0,9cm .isto e passivel de cirurgia?

    ResponderExcluir
  17. Ola, me ajude por favor,
    Tenho 38 anos e estou com fratura na porção média do ramo ísquio á esquerda (bursite peritroanteriana á esquerda). A ressonância também indicou líquido livre em fundo de saco posterior. Em um ultrassom que fiz hoje, acusou um leiomioma em parede anterior do útero. Esse mioma pode ser o líquido do saco? No meu caso, esse líquido pode ser infecção por causa da fratura? Qual o tratamento? Estou angustiada!!!

    ResponderExcluir
  18. "Olá Doutor fiz uma ultra som hoje pois a 4 meses esta atrasado pra mim, saiu: útero em médio flexão posterior de forma, contornos e dimensões normais. Textura miometrial homogenea sem lesões focais. Medidas uterinas: 92x46x44mm vol:100cc endometrio fino, regular e homogeneo medindo cerca de :7,9 mm. Ovários tópicos, com formas normais. As dimensões são e a textura é preservada. Ovário direito: 30x18x18mm vol.:5,2 cc Ovário esquerdo: 33x19x21mm vol.:7,3 cc Pequena quantidade de liquido livre no fundo do saco posterior uterino.??
    O que pode ser?
    Tenho alguma coisa?
    Sinto uma dor abdominal muito forte muito forte mesmo que muitas vezes não consigo nem andar, descobri na gravides da minha filha que tenho pedra no rim mas não fui mais fazer exames, não estou com infecção de urina pois fiz exame também. O que são essas dores?? Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  19. Útero em AVF,volume normal,contorno regular,ecotextura homogênia medindo 69x39x47 mm nos diametro longitudinal ântero-posterior e transvaginal respectivamente.colo uterino com ecotextura hogênia eco endrometria centrado medindo 8 mm de espessura ovário com dimensões normais e ecotextura habitual medindo o direito 26x11x16 mm e o esquedo medindo 27x18x18 mm observa-se liquido livre em fundo de saco posterior ?Alguém pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  20. eu também fiz o exame ultrassonografia pélvica transvaginal é o resultado deu fundo de saco posterior com pequena quantidade de liquido livre. corpo lúteo de aspecto habitual em ovário direito. minha medica falou que nao é nada mais acho que é ´por esse motivo que eu nao consigo engravidar estou a três anos tentando é nada por favor me ajudem sou louca para ter um filho acho que nao consigo por conta desse resultado obrigado

    ResponderExcluir
  21. oi doutor fiz uma eco e deu no fundo do saco de douglas fluido de permeio sem seu interior quer dizer o que?

    ResponderExcluir
  22. fiz o exame deu este fluido de permeio e minha mestruação esta atrasada, me ajude do muito curiosa pra entender?

    ResponderExcluir
  23. Boa noite, estou muita preocupada. Fiz uma transvaginal e constatou-se que tá tudo ok com útero e ovários mais deus presença de liquido livre no meu intestino, a médica disse que não estava muito bom, com presença de muitos gases e líquido. Sinto dor abominal. O que fazer? Devo procurar qque especialista?

    ResponderExcluir
  24. E perigoso ter liquido livre em fundo de
    Saco de douglas

    ResponderExcluir
  25. eu fis os isame e deu liqdo no funde saco posterio e tabem policisto..

    ResponderExcluir
  26. Oi boa noite eu estava com muitas dores na região pélvica e numa ultrassonografia transvaginal descobri que estou com varizes no útero e com líquido no saco de Douglas gastaria de saber qual o tratamento mais eficiente remédios, cirurgia ou algum outro tratamento .

    ResponderExcluir
  27. Liquido livre em fundo de saco posterior quas sao os perigos?

    ResponderExcluir
  28. Ola Dr, fiz ultravaginal e se dectectou liquido ao redor do saco, e estou grávida de 2 meses, quais sao as consequencias que isso causa?

    ResponderExcluir
  29. Olá! Fiz transvaginal e deu pequena quantidade de liquido livre em fundo de saco. O que significa ?

    ResponderExcluir
  30. fiz uma ultrassom transvaginal e deu presença de liquido no ovario esquerdo e direito e menstruei oq significa é normal

    ResponderExcluir
  31. OLA FIZ UMA CIRUGIA DIA 12 DE MARCO DE 2014 ASSIM QUE FIZ A CIRURGIA DE CISTO HEMORRAGICO NO OVARIO ROTO DIREITO LEVANTOU UMA BOLA DO LADO ESQUERDO O MEU MEDICO DISSE QUE ERA NORMAL. FIZ UMA ULTASSOM ENDOVAGINAL E O DIAGNOSTCO FOI: ABOS OS OVARIOS APRESENTANDO MULTIPLAS FORMACOES CISTICAS PERIFERICAS, CUJO ACHADO SUGEREM "OVARIOS POLICISTICOS",NA DEPENDENCIA DA CORRELACAO CLINICA. PRESENCA DE LIQUIDO EM F.S.D, CUJO O ACHADO SUGERE "D.I.P", NA DEPENDENCIA DA CORRELACAO CLINICA.
    POIS ATE AGORA OS MEDICOS DIZEM QUE E NORMAL NAO TEM NADA ESTOU SENTIDO MUITAS DORES E ESTA AFETANDO A PERNA ESQUERDA, O QUE SIGNIFICA ISTO. PODE TER OCORRIDO UMA INFECCAO HOSPITALAR ? POIS ANTES DA CIRURGIA NAO TINHA DIP E AGORA TENHO

    ResponderExcluir

Iathros: nosso conhecimento a sua disposição